sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ATENÇÃO OUVIDOS !!!SINAL DE ALERTA!!!!


Quem fuma ouve mal

40%das pessoas habituadas ao cigarro queixam-se de zumbido no ouvido
Não é novidade que os fumantes apresentam mais riscos de contrair infecções respiratórias, câncer e doenças circulatórias. Um estudo recente feito pela fonoaudióloga Carolina Pamplona Paschoal,da Unifesp, revelou que o ouvido também é afetado pelo cigarro.
A pesquisa contou com a participação de 144 indivíduos, 72 fumantes e 72 não fumantes de ambos os sexos e com idades que variavam entre 20 e 31 anos. Foram considerados fumantes os indivíduos que fumavam mais de cinco cigarros pode dia e por um período superior a um ano.
Entre os fumantes avaliados, a pesquisadora constatou que 40,3 % apresentavam queixas de zumbido na audição. O índice é quatro vezes maior quando comparado ao resultado das pessoas que não fumavam.

As queixas deste grupo ficaram na margem de 11%.Além disso, exames de audiometria detectaram prejuízos na audição de fumantes. De acordo com a pesquisadora, a disfunção coclear(ausência de sons gerados dentro da cóclea)foi notada em 13,9%dos usuários de tabaco.A cóclea é um pequeno órgão no ouvido humano que amplifica o som quando necessário e converte as vibrações acústicas em sinais elétricos que o cérebro lê e interpreta como sons, explica Carolina. O índice de disfunção coclear entre os não fumantes foi de apenas 28%.A análise dos dados estatísticos mostrou ainda uma forte relação entre dose e tempo de tabagismo com as alterações auditivas. Isso significa que os indivíduos que fumavam mais e por mais tempo apresentavam mais alterações do que aqueles que fumavam menos e por menos tempo .

Segundo a fonoaudióloga, diversos estudos responsabilizam o tabagismo pelo déficit de oxigenação no sangue, obstruções vasculares e alteração na tóxico sobre os órgãos e nervos responsáveis pela audição e pelo equilíbrio.
É importante que os fumantes procurem auxílio profissional quando perceberem qualquer alteração auditiva, alerta Carolina. Ela informa que o zumbido, sintoma mais freqüentemente diagnosticado, é apenas um dos sinais de que é preciso procurar ajuda profissional. Sensação de ouvido tampado e dificuldade para escutar ou entender as palavras também devem ser levadas em conta, FIQUE completa.
Fonte: Hotnews

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial