sábado, 15 de novembro de 2008

Manutenção da Biodiversidade

A Mata Atlântica é um dos biomas de maior biodiversidade do mundo e, ao mesmo tempo, um dos mais ameaçados de extinção, restando apenas 7% de sua cobertura original.Devido a sua rica fertilidade e à presença de água, as Matas Ciliares são um dos locais de maior diversidade de fauna e flora, áreas chave para sua preservação.São também locais com ótimas condições para o crescimento das árvores, o que contribui ainda mais para o seqüestro de carbono.


Seqüestro de Carbono
A maior parte de nossas atividades diárias acarreta, direta ou indiretamente, na emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera, colaborando com o aquecimento global e colocando em risco a sobrevivência de inúmeras espécies. As árvores, quando realizam a fotossíntese, fazem o processo contrário, seqüestrando CO2 da atmosfera, devolvendo o O2 (oxigênio) e estocando o carbono em seus troncos e folhas.
Além de ajudar na preservação da Biodiversidade, as Matas Ciliares são essenciais para a manutenção da qualidade e quantidade das águas, na medida em que controlam a erosão e o assoreamento dos rios e córregos. Essa vegetação amortece também o impacto de resíduos de produtos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos, e ajudam a barrar pragas e doenças agrícolas sobre os rios. Além disso, são corredores biológicos naturais, fornecem abrigo, alimento e proteção à fauna e flora local.
Muitas regiões encontram-se em condições bastante depredadas. Desta forma, o reflorestamento destes trechos é uma das questões prioritárias para a garantia de nossas fontes d’água.